Saúde e Nutrição

Saiba quais são os piores alimentos para a menopausa

21 Nov, 2024
Mesa com alguns dos piores alimentos para a menopausa, como doces, guloseimas e bebidas industrializadas
7 alimentos que você deve evitar se a menopausa está batendo na sua porta. 

 

Quando colocamos o pezinho na fase da menopausa, as dúvidas começam a surgir para todo lado. Minha menstruação vai parar de vez quando? Esse calor é normal ou sintoma da menopausa? E na hora de comer? Quais são os piores alimentos para menopausa?  
 
Ufa, bora respirar! Essas dúvidas no começo são comuns e queremos te ajudar em todas. Mas hoje, em especial, vamos falar sobre menopausa e alimentação... ou melhor, os alimentos que você deveria evitar nessa fase para ajudar a controlar alguns sintomas e ter mais qualidade de vida. Confira a lista!  
 

1. Açúcares refinados

 
Aquele docinho depois do almoço, sorvete nos dias mais quentes... saiba que os alimentos ricos em açúcares refinados podem tanto desregular os níveis de glicose do sangue, como também afetar o nosso humor durante a menopausa. Além da irritabilidade, a fadiga também aparece.  
 
Não só durante a menopausa, mas na vida toda, o consumo excessivo de açúcar não faz bem, né? E vale lembrar que não estamos falando só de doces, mas o refrigerante também. Se o açúcar é um dos piores alimentos para a menopausa, a solução é simplesmente cortá-lo? Não necessariamente. Na verdade, é sobre equilibrar e fazer as escolhas certas.  
 

2. Carboidratos refinados

 
Pães brancos, massas e arroz branco, que são ricos em carboidratos refinados, também podem causar picos de açúcar no sangue e aumentar a sensação de fome logo após a refeição. Mas calma, sabemos que é o básico do brasileiro, a gente precisa de um arroz com feijão, né?  
 
Mais uma vez, é sobre regular as porções e entender a melhor dieta na menopausa, já que esses alimentos, se consumidos em grande quantidade na rotina, podem dificultar o controle do peso porque o metabolismo já tende a desacelerar durante esse período. São os piores alimentos para menopausa também porque contribuem para sintomas como cansaço e falta de energia.  
 
Se você está com dificuldades de mensurar quais quantidades são ideais para você, é superimportante fazer um acompanhamento com seu nutricionista de confiança, assim o profissional pode te ajudar com um plano alimentar certeiro e personalizado.  
 

3. Cafeína

 
A cafeína é famosa dentre os piores alimentos para menopausa que não ajudam muito o nosso corpo durante esse período. Bebidas com o ingrediente podem impactar nas ondas de calor e insônia, além de contribuir com a irritabilidade e ansiedade, que podem ser comuns nessa fase.  
 
Mas, se você é adepta do cafezinho, seja mais estratégica. Por exemplo, opte por tomar o café logo pela manhã, sendo um dos alimentos para evitar na menopausa principalmente à noite. Evite, também, grandes quantidades ou aposte em cafés descafeinados para não renunciar à bebida diariamente.  
 
 Xícara branca com café dentro, sobre um pires branco, em uma mesa branca.
 

4. Álcool 

 
Vamos combinar, o álcool muitas vezes está presente nos nossos momentos de interações sociais, como um barzinho com as amigas ou jantar com o parceiro. Mas, ele também é inflamatório para o corpo, e pode contribuir para as ondas de calor, suores e qualidade do sono, sendo considerado um dos alimentos que pioram a menopausa. 
 
Faça boas escolhas na rotina para ter um momento de descontração sem exageros, assim você pode não sentir tantos os impactos do álcool na sua saúde.  
 

5. Alimentos processados

 
Alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refeições congeladas e embutidos, são ricos em sódio, gorduras trans e conservantes. Já percebeu que os avisos nas embalagens estão cada vez maiores?  
 
Esses alimentos não fazem bem para a saúde, além de piorarem a retenção de líquidos, contribuírem para o ganho de peso e para a elevação a pressão arterial. Hoje, existem várias opções de snacks, comidas congeladas e outros alimentos que entregam praticidade nas versões saudáveis. O que pode ser uma boa estratégia para deixar os ultraprocessados longe!  
 

6. Frituras

 
Assim como o açúcar, as frituras podem ser tentadoras, como as batatas fritas, empanados e outros alimentos que são gostosos, mas ricos em gorduras saturadas. Essas gorduras dificultam a manutenção do peso e aumentam o risco de doenças cardíacas, que se tornam uma preocupação maior nessa fase da vida. 
 

7. Alimentos picantes  

 
Por fim, as comidas muito condimentadas e picantes podem deixar as ondas de calor mais intensas, bem como a suadeira durante a noite e, dessa forma, não são bons alimentos para menopausa. Então já sabe, né? Se você é sensível a esses alimentos, evite o consumo!  
 

Além da alimentação na menopausa, entenda os sinais do seu corpo 

 
Agora que já sabe quais alimentos evitar, o importante é observar se algum sintoma da menopausa ficou mais acentuado por conta de determinado alimento e, assim, procurar ter uma relação mais equilibrada com a alimentação.  
 
Enquanto os piores alimentos para menopausa devem ser evitados, outros estimulam o equilíbrio dos níveis de hormônios importantes para a regulação do corpo. Veja aqui 4 formas de repor estrogênio e progesterona naturalmente, o que inclui algumas dicas de alimentação.  
 
No fim, o mais valioso para ter saúde durante a menopausa e a longo prazo é manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, evitando os alimentos citados anteriormente, o que pode fazer toda a diferença na gestão dos sintomas da menopausa e uma vida mais saudável.