Como repor vitamina D e onde encontrá-la
Por considerar que o Brasil é um país tropical, em que há uma boa incidência de luz solar durante todo o ano, imagina-se que a deficiência de vitamina D não é um problema para quem mora aqui, certo? Errado! Em algumas situações, é importante saber como repor vitamina D.
Estudos mostram que 42% da população idosa residente na cidade de São Paulo está com taxas de vitamina D abaixo do ideal. Já em adolescentes e adultos jovens a prevalência foi de 60% e 50%, respectivamente.
Vitamina D para mulher
Nos anos 80 surgiram os primeiros estudos que demonstravam a relação entre a deficiência de vitamina D e alguns tipos de câncer, como cólon, mama, pulmão e bexiga. Além disso, também pode ser um fator de risco para AVCs mais graves, problemas renais e mal de Parkinson.
Pesquisadores identificaram que mulheres que possuem concentrações de vitamina D de 40 ng/mL ou superiores apresentaram uma redução de 67% no risco de câncer em relação àquelas com níveis de 20 ng/mL ou menos.
Benefícios da vitamina D na menopausa
As mulheres que se encontram na fase pré e pós-menopausa , em especial, se beneficiam com taxas adequadas de vitamina D. Isso porque o alto status do nutriente no corpo está associado a taxas mais baixas de câncer de mama incidente em mulheres nessa faixa etária.
Outro importante benefício da vitamina D é na prevenção da osteoporose. A doença ocorre com certa frequência em mulheres na pós-menopausa, e sua prevalência aumenta com a idade. Enquanto em mulheres de 50 a 59 anos de idade a ocorrência fica em 4%, naquelas com idade superior a 80 anos aumenta para 52%.
Por outro lado, a deficiência da vitamina D pode provocar, ainda, as seguintes consequências:
- Baixa de imunidade, com maior probabilidade de ter doenças respiratórias;
- Fadiga sem motivo aparente;
- Dores nas costas, nos ossos e músculos;
- Desânimo;
- Sintomas de depressão;
- Problema de cicatrização e queda de cabelo.
Como repor Vitamina D
Além da exposição à luz solar, algo fundamental para a produção de vitamina D pelo corpo, outra importante forma de aumentar os níveis do nutriente é por meio da alimentação. São fontes de vitamina D:
- Fígado de bacalhau;
- Peixe-espada cozido;
- Salmão cozido;
- Atum enlatado;
- Suco de laranja fortificado;
- Copo de leite fortificado com vitamina D;
- Iogurte fortificado com vitamina D;
- Sardinha enlatada no óleo;
- Bife de fígado.
Em caso dos níveis de vitamina D estarem abaixo do ideal, o médico pode receitar a suplementação do nutriente na forma de comprimidos. Mas apenas o especialista está apto a indicar a melhor dosagem para o seu caso. Por isso, mantenha os exames em dia!