7 suplementos para aliviar os sintomas da menopausa
Não dá para ignorar que a menopausa pode trazer consigo uma série de sintomas que atingem diferentes vertentes da vida da mulher. Esses sinais podem impactar a saúde mental, sexual, emocional, metabólica e vasomotora, apenas para citar algumas.
Para lidar com essa série de sintomas – que podem ser bastante desagradáveis - muitas mulheres buscam alívio por meio de suplementos para a menopausa. São suplementos naturais que surgem como uma alternativa para quem não deseja fazer uso da terapia hormonal.
Suplementos para menopausa
Não é novidade alguma que todo e qualquer ser humano possui necessidade de determinadas quantidades de vitaminas, minerais e outros nutrientes para a manutenção da saúde.
Quando alguém não consegue obter os níveis recomendados por meio da alimentação, o médico ou nutricionista pode considerar necessário fazer a suplementação.
O que acontece no período pré-menopausa (o climatério) é o seguinte: além da diminuição da produção de hormônios, ocorre também uma redução da capacidade de absorção de vitaminas e minerais pelo organismo.
Por conta disso, a suplementação pode se fazer necessária tanto na fase que antecede a última menstruação como na pós-menopausa, devido ao aumento do risco de a mulher desenvolver certas condições de saúde, como osteoporose, diabetes e alterações nas mamas (cistos ou tumores).
Suplementos alimentares para amenizar os sintomas da menopausa
Alguns dos suplementos que o especialista da área da saúde pode considerar necessários para a manutenção da saúde da mulher na fase do climatério e, consequentemente, redução dos sintomas da menopausa, são:
- Cálcio e vitamina D: para a saúde dos ossos.
- Isoflavonas de soja: possuem propriedades similares ao estrogênio.
- Óleo de prímula: para ajudar a aliviar os sintomas de secura vaginal.
- Ácidos graxos ômega-3: para a saúde cardiovascular.
- Vitaminas do complexo B: para os sintomas de fadiga e alterações de humor.
- Magnésio: para reduzir a irritabilidade e melhorar a qualidade do sono.
- Fitoterápicos: para aliviar os sintomas da menopausa.
Qual é o melhor suplemento na menopausa?
A resposta para essa pergunta vai variar para cada pessoa, e apenas o médico ou nutricionista poderá indicar a melhor suplementação para o seu caso.
Para o diagnóstico, pode ser necessário fazer uma avaliação completa da sua saúde, considerando fatores como seu histórico médico e sintomas da menopausa que têm sentido.
Além do uso de suplementos, é sempre preciso destacar que é essencial a prática regular de exercícios e manter um estilo de vida saudável - pois esse combo contribui para amenizar os sintomas do climatério e da menopausa.